Copa: guia eletrônico sugere destinos sustentáveis

Passaporte Verde indica destinos próximos às cidades-sede que valorizam a cultura local e adotam práticas de consumo consciente

Os turistas que estiverem nas cidades-sede da Copa podem aproveitar a estadia para conhecer atrativos turísticos que respeitam o Meio Ambiente e valorizam a cultura regional, a poucos quilômetros das doze capitais do torneio. Os roteiros constam no guia Passaporte Verde, que ainda traz dicas sobre como para planejar uma viagem sem excessos, valoriza experiências culturais, empreendimentos engajados com a natureza. O guia é uma parceria do MTur com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Ministério do Meio Ambiente.

 

Entre as sugestões de destinos do Passaporte Verde está a Ilha do Mel, localizada a 130 quilômetros de Curitiba (PR). O passeio, com duração mínima de dois dias, coloca o turista em contato com a natureza preservada, a gastronomia local e os nativos. Entre os dias 20 a 30 de junho acontece a tradicional Festa da Tainha, um evento comunitário em que a Tainha, peixe típico do local, aparece nas principais experiências culinárias, assado ou frito, na folha de bananeira.

Na própria cidade-sede de Natal, há um amplo mercado de artesanato. Lá está o maior shopping de artesanato do Nordeste, com mais de 300 lojas, com objetos confeccionados com materiais recicláveis.

O portal do Passaporte Verde também oferece dicas para planejar uma viagem sustentável. Há, por exemplo, orientações de como manter uma alimentação balanceada à base de alimentos naturais, preparar uma mala sem excessos e valorizar o que há de melhor na natureza sem prejudicá-la. 

Ouça aqui o ministro do Turismo, Vinicius Lages, falar sobre a importância do Passaporte Verde à divulgação de belezas do Brasil.

Saiba quais são os roteiros que valorizam práticas de sustentabilidade das 12 cidades-sede: Belo Horizonte,Brasília,  CuiabáCuritiba,  FortalezaManausNatalPorto AlegreRecifeRio de Janeiro, SalvadorSão Paulo

*Fonte: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140610_2.html

Qual é a sua opinião?